sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!! Akemashite Omedetou Gozaimasu!

Por aqui, quase não vemos mais sinal das decorações de Natal...
Perguntei para uma japonesa no dia 26 de dezembro a noite: - Cadê a árvore?
E ela disse : O Natal já acabou...

Agora os japoneses estão animados para a chegada de 2012 e esperançosos que seja um ano muito melhor que 2011.
A meia noite do 01 de janeiro, a maioria das pessoas vão para os templos, muitos rituais seguem até o dia 03. É uma época reservada para que as pessoas possam se purificar, fazer orações e dar boas vindas ao Novo Ano. É hora de estar com a família e os amigos.
Parte da tradição é decorar a entrada das casas e lojas:

Shimekarazi
A Shimekazari, palha sagrada, decora as portas, logo após o Natal serve como um amuleto contra os maus espíritos. Os formatos são variados. A corda indica que ali é um lugar purificado para receber divindades. A shimekazari é feita anexando  à corda, alguns amuletos de boa sorte como laranja amarga, samambaias e lagosta. Cada um tem um significado, as laranjas amargas, por exemplo, simbolizam o pedido de  prosperidade aos descendentes. 


Kadomatsu
O Kadomatsu são decorações feitas com ramos de pinheiro montada reforçada por hastes de bambu e sprays de árvores de ameixa. Durante o período de Ano Novo, um par deles, um para cada ladosão colocados em frente ao portão da casa ou lojas. Aqui os pinheiros, bambus e ameixeiras são tomados como boa sorte, e pinheiros em particular, tem sido considerado como símbolo de longevidade, assim valorizado desde os tempos antigos

Quando o período de Ano Novo termina, o pinheiro de Ano Novo e decorações de bambu são levados para santuários xintoístas e queimados.

Kagami Mochi
O Kagami mochi é um conjunto de dois bolos redondos de arroz, um grande e um pequeno, empilhadosNo Ano Novo, eles são exibidos na alcova e oferecidos para as divindades xintoístas e budistasNo Japão existe a velha crença de que no Ano Novo a divindade, conhecida como o Ano Deus (toshigami), visita as casas e o significado original do kagami mochi é que ele é oferecido como adoração. Recentemente, no entanto, poucas pessoas estão cientes de tais práticas e o Kagami mochi tornou-se apenas mais uma decoração para esta data.
No dia 11, esses bolos são partidos com mãos ou martelos e comidos, cortar com faca é proibido, pois é considerado um amuleto da sorte, esse ritual é chamado de Kirami-biraki, que significa a abertura do espelho

Pratos especiais:
Soba
A soba é um macarrão japonês servido na noite do dia 31, os japoneses acreditam que a soba representa longevidade.


Osechi-ryori
Osechi-ryori são pratos especiais que alguns japoneses comem nos três primeiros dias do ano novo. A caixa de laca em camadas é abundantemente carregada com pratos multi-coloridos, grelhados ou cozidos e avinagrados. Parece que hoje em dia osechi-ryori foi desenvolvido com a prática específica de mantê-la como é por um tempo, porque além de ser praticamente uma obra de arte, serve também para reduzir o trabalho das donas de casa por três dias. Existem algumas diferenças regionais, associadas ao sabor, mas essencialmente o conteúdo é fixo. A maioria dos alimentos representam algum desejo diferente: boa saúde, prosperidade, fortuna.



Outros rituais:
Os japoneses gostam de assistir o nascer do sol no dia primeiro.
E a visita aos templos é algo sagrado e tradicional nos 3 primeiros dias do ano.


Feliz 2012 para todos!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Já é Natal... Meri Kurisumasu!

Natal tempo de paz e alegria, tempo de reflexão e renovação.
Aqui no Japão não é feriado dia 25 de dezembro, esta data não é celebrada igual no Brasil. Por ter uma população em maioria Budista ou xintoísta, o Ano Novo é muito mais valorizado no que diz respeito a celebração festiva e familiar.

Os japoneses aproveitam a data para manter a tradição da troca de presentes, prática muito apreciada por eles. Então o clima natalino está presente em todos os lugares: lojas, ruas, restaurantes.
Prince Hotel Naeba

 Shopping Midtown

Loja da Sony

Roppongi Hills

KFC

Na noite do dia 24, alguns japoneses reúnem-se com algumas pessoas da família, só com amigos ou apenas com seus namorados ou namoradas para comer um bolo de Natal. O bolo natalino geralmente é feito com pão de ló com recheio de creme de leite e morango e muito bem decorado.





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Uma paisagem que nunca vi

A beleza encanta nesse país onde tem as quatro estações muito bem definidas...
No outono é a época em que podemos admirar a mudança da paisagem, é um cenário digno de quebra cabeça.

Algumas folhas ficam avermelhadas:


Outras ficam amarelas:


Por que? Busquei informações no site: www.nippobrasil.com.br/3.turismo/335.shtml

Como as folhas mudam de cor
Entre o outono e o inverno, as plantas liberam uma substância que prepara a folha para cair, impedindo a passagem de água e minerais do caule para a folha. Uma porcentagem de açúcar presente na folha, produzido pela mistura de luzes, vai se transformando em uma pigmentação avermelhada, e a clorofila vai diminuindo. É nesse processo que as folhas ficam vermelhas. Em alguns casos, as folhas ficam amarelas. Isso se explica porque, quando a clorofila se torna escassa, a pigmentação carotinóide amarela começa a se destacar. A árvore mais conhecida por sua pigmentação é o bordô (kaede ou momiji), da família das aceráceas (Acer saccharinum), da América do Norte.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tobu World Square - Kinugawa

Que tal tirar fotos em diversos pontos turísticos mundiais famosos em um único só lugar?

Aqui no Japão é possível no Tobu World Square que fica perto de Nikko, na Prefeitura de Kinugawa, famosas pelos onsens ( já antes mencionado aqui, post: Fim de semana na neve).



É um parque temático, que foi inaugurado em 1993, onde estão reproduzidas miniaturas de 45 lugares considerados patrimônios culturais, assim como edifícios, paisagens e pessoas criando um cenário rico em detalhes, muitos com som e movimentos. Estão divididos pelas seguintes Zonas: Japão Moderno, Zona da América ( só Estados Unidos), Egito, Europa, Ásia e Japão. Aqui estão algumas fotos...


Mapas inclusive em português


 Aeroporto, os aviões fazem barulho e movimentam-se

 Torre de Tóquio

Casa Branca - EUA


 Dando um pulinho no Egito

 Passeando de charrete

Igreja de São Vasilie - Rússia

Basílica de São Pedro - Vaticano



Castelo de Neuschwanstein - Alemanha

Torre de Pisa - Itália

 Torre Eiffel - Paris

 Passseando pelos canais de Veneza

Basílica de São Marco - Veneza
Igreja Sacre-Coeur - Paris

Notre Dame - Paris

Igreja da Sagrada Família - Barcelona

Torre de Londres

Pagode do Dragão e do Tigre - Taiwan

Templo Horyu-ji - Nara

Visitando um templo

Pavilhão Dourado de Rokuon-ji Kyoto

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tokyo Disneyland em ritmo de Natal

Domingo foi dia de voltar a ser criança...
Fomos passear na Disney e adoramos a decoração.

Como a temperatura ainda está boa, o parque estava cheio. Conseguimos andar em quase todos os brinquedos, pois usamos o Fast Pass, dentre eles: Mansão Assombrada, Space Mountain, Big Thunder, Splash Mountain, Mundo dos Pequenos, Piratas do Caribe, Peter Pan ...

Não tirei muitas fotos dos brinquedos, pois o lema era: Vamos nos divertir!

 A árvore de Natal não podia faltar


 Passeio de Barco, ao fundo o Big Thunder

 Splash Mountain Uhuuuuu

 Parada de Natal - Papai Noel

 Castelo da Cinderela

Quase todos gostam de virar personagens:
 Minnie devorando uma coxa de peru


Mickey bebendo água

Eles pensam em todos os detalhes:
 Sanduíche de camarão no formato da pata do Donald

 Mickey

 Anoitecendo:



Chegamos as 10 da manhã e saímos às 10 da noite, exaustos, mas felizes. 
Foi um dia divertido e muito especial.