Por aqui, quase não vemos mais sinal das decorações de Natal...
Perguntei para uma japonesa no dia 26 de dezembro a noite: - Cadê a árvore?
E ela disse : O Natal já acabou...
Agora os japoneses estão animados para a chegada de 2012 e esperançosos que seja um ano muito melhor que 2011.
A meia noite do 01 de janeiro, a maioria das pessoas vão para os templos, muitos rituais seguem até o dia 03. É uma época reservada para que as pessoas possam se purificar, fazer orações e dar boas vindas ao Novo Ano. É hora de estar com a família e os amigos.
Shimekarazi
A Shimekazari, palha sagrada, decora as portas, logo após o Natal serve como um amuleto contra os maus espíritos. Os formatos são variados. A corda indica que ali é um lugar purificado para receber divindades. A shimekazari é feita anexando à corda, alguns amuletos de boa sorte como laranja amarga, samambaias e lagosta. Cada um tem um significado, as laranjas amargas, por exemplo, simbolizam o pedido de prosperidade aos descendentes.
Kadomatsu
O Kadomatsu são decorações feitas com ramos de pinheiro montada reforçada por hastes de bambu e sprays de árvores de ameixa. Durante o período de Ano Novo, um par deles, um para cada lado, são colocados em frente ao portão da casa ou lojas. Aqui os pinheiros, bambus e ameixeiras são tomados como boa sorte, e pinheiros em particular, tem sido considerado como símbolo de longevidade, assim valorizado desde os tempos antigos.
Quando o período de Ano Novo termina, o pinheiro de Ano Novo e decorações de bambu são levados para santuários xintoístas e queimados.
O Kagami mochi é um conjunto de dois bolos redondos de arroz, um grande e um pequeno, empilhados. No Ano Novo, eles são exibidos na alcova e oferecidos para as divindades xintoístas e budistas. No Japão existe a velha crença de que no Ano Novo a divindade, conhecida como o Ano Deus (toshigami), visita as casas e o significado original do kagami mochi é que ele é oferecido como adoração. Recentemente, no entanto, poucas pessoas estão cientes de tais práticas e o Kagami mochi tornou-se apenas mais uma decoração para esta data.
No dia 11, esses bolos são partidos com mãos ou martelos e comidos, cortar com faca é proibido, pois é considerado um amuleto da sorte, esse ritual é chamado de Kirami-biraki, que significa a abertura do espelho
Pratos especiais:
Soba
A soba é um macarrão japonês servido na noite do dia 31, os japoneses acreditam que a soba representa longevidade.
Osechi-ryori
Osechi-ryori são pratos especiais que alguns japoneses comem nos três primeiros dias do ano novo. A caixa de laca em camadas é abundantemente carregada com pratos multi-coloridos, grelhados ou cozidos e avinagrados. Parece que hoje em dia osechi-ryori foi desenvolvido com a prática específica de mantê-la como é por um tempo, porque além de ser praticamente uma obra de arte, serve também para reduzir o trabalho das donas de casa por três dias. Existem algumas diferenças regionais, associadas ao sabor, mas essencialmente o conteúdo é fixo. A maioria dos alimentos representam algum desejo diferente: boa saúde, prosperidade, fortuna.
Outros rituais:
Os japoneses gostam de assistir o nascer do sol no dia primeiro.
E a visita aos templos é algo sagrado e tradicional nos 3 primeiros dias do ano.
Feliz 2012 para todos!
Feliz 2012 para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário