domingo, 10 de julho de 2011

Hoozuki Ichi Festival - Asakusa

Estivemos lá...


Todo ano, nos dias 09 e 10 de julho, o popular Festival de Hoozuki (Mercado de planta da Lanterna Chinesa) é realisado no Templo Sensou-ji em Asakusa.



 Portal do templo

Templo Sensou-ji


O festival de mercado remonta à Era Edo, quando estandes fora montados no terreno do templo para vender as plantas.

Hoje ainda, como na época, as pessoas vestem-se com yukatas (kimonos para o verão) e passeiam pelos jardins do templo, comprando mudas de cerejas, sinos de vento e plantas hoozuki. 


Jovem casal vestido com yukatas comprando a hoozuki

Os sinos de vento também são um sucesso

Dez de julho, último dia do mercado, também coincide com Shiman Rosuken Nichi (46.000 dias). Acredita-se que se você visitar o Templo Sensou-ji e rezar neste dia será o equivalente a 46.000 dias de visita normal.


Pessoas rezando, dentro deste recipiente de madeira, as pessoas jogam moedas.

Hoozuki
hoozuki, (conhecida também como Flor lampiãocereja de inverno, casca de tomate, lanterna chinesa e "Lanterna do Demônio") é nativo do sul da Europa, a leste do sul da Ásia, e no Japão. É uma planta perene e um parente da berinjela. 



Na primavera pequenas flores amarelo-esverdeadas despontam, no verão sementes vermelhas desabrocham com um formato de pequenas lanternas, fazendo assim com que esta planta torne-se a favorita para celebrar a temporada. Além disso, a cor laranja traz boa sorte.

Essas "lanternas" são ocas e têm uma pequena abertura em uma das extremidades, quando assopramos produz um ruído, considerado um passatempo favorito das crianças.

Ela é cultivada com uma planta ornamental e como erva medicinal, usada por grávidas para reduzir a febre e o desconforto. O nome dela está associado ao formato e textura da fruta, pois parece uma pequena lanterna de papel.


As flores são vendidas de 2 formas:
Avulsas

Ou plantada em potes acompanhadas pelo sino de vento.

No mercado vendedores chamam a atenção das pessoas para anunciar a venda das flores:



O Festival, muitas vezes coincide com o final da temporada de chuva e início do verão. Posso garantir, com o calorão que está fazendo aqui, o verão já chegou pra ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário